sábado, 30 de junho de 2012

NOTÍCIAS DO RN: PSB homologa candidatura de Cid Arruda.

Na tarde deste sábado(30) na Escola Municipal Antônio Peixoto Mariano, o PSB realizou sua conveção para homologar as candidaturas de Cid e Monique para a chapa majoritária de oposição.
Muitos populares e correligionarios estiveram presentes ao eventoO vice-governador e presidente estadual do PSD, Robinson Faria e o deputado federal Fábio Faria, estiveram presentes para ratificar o apoio e a coligação do partido com o PSB.

Foi um evento grandioso mostrando que a população da cidade de Nova Cruz quer mudança, pois não suportam mais tanto descaso, uma saúde que não funciona, escolas em total abandono, ruas esburacadas. Mais á população tem o poder nas mãos "o voto" para decidir os próximos 4 anos.

Fonte:  Professor João Maria.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br



NOTÍCIAS DO BRASIL: Mução chora após saber da confissão do irmão.


A Polícia Federal informou, em entrevista coletiva na noite desta sexta (29), que o irmão do humorista Rodrigo Vieira Emerenciano, conhecido como Mução, 35 anos, confessou ter usado login e senha do e-mail do radialista para divulgar material pornográfico na internet. As imagens de sexo explícito envolviam crianças, adolescentes e até bebês.
O suspeito não teve o nome divulgado, mas a polícia confirmou que ele é engenheiro da computação e ocupava um cargo de diretoria na empresa de Mução, no Ceará. O radialista, preso em Fortaleza na quinta-feira (28), teve a prisão revogada pela 13ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária de Pernambuco e foi liberado, mas não poderá sair do Recife porque as investigações continuam.
A delegada responsável pelo caso, Kilma Caminha, informou que o irmão do comunicador pode pegar de quatro a dez anos de reclusão por disponibilizar imagens de crianças e adolescentes na internet, segundo o artigo 241 B do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Mução deixou a sede da PF, no Cais do Apolo, Bairro do Recife, por volta das 21h, sem dar entrevistas, mas seus advogados afirmaram que ele deve se pronunciar neste sábado (30). De acordo com os investigadores da PF, ao saber da participação do irmão no crime, Mução ficou emocionado e chorou.

Fonte: Nova Cruz Oficial.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO RN: ENTRETENIMENTO - UMA DAS MAIS TOCADAS NAS CAMPANHA POLÍTICAS.



Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO RN: Hoje , sábado (30), está sendo realizado a grande convenção municipal do PSB de Nova Cruz/RN.

Hoje , sábado (30), está sendo realizado a grande convenção municipal do PSB de Nova Cruz/RN. O evento é na Escola Municipal Antônio Peixoto, bairro do Salgado. 
Outros partidos também fazem suas convenções no local. São eles: PP, PMN, PSDB e PSD. Esses partidos estarão unidos para apoiar a candidatura de Cid Arruda Câmara (PSB) a prefeito de Nova Cruz/RN.
A convenção contará com importantes nomes da política estadual, como a ex-governadora Wilma de Faria, do vice-governador Robinson Faria e do deputado federal Fábio Faria.
Venha conferir e vamos em luta de uma Nova Cruz melhor.

Fonte: João Maria Professor.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOTÍCIAS DO RN: Acaba greve dos professores e servidores da UERN.


Após quase 60 dias de paralisação a greve dos professores e servidores da Universidade Estadual do RN (UERN) acabou nesta sexta-feira (29). As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 02 de julho.
 A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (29), em Mossoró. A proposta encaminhada pelo Governo do RN – através da Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos (SEARH) – ao presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), prof. Flaubert Fernandes Torquato Lopes, e à presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (SINTAUERN), Rita de Cássia Vidal de Negreiros, concede já no mês de julho, 3,5% de aumento – retroagindo seus efeitos financeiros a junho – e 5% em setembro deste ano.
Além disso, está garantido reajuste de 9% a serem pagos em maio de 2013 e outro aumento de 10% a serem pagos em maio de 2014. A proposta aceita foi elaborada em comum acordo, entre o Governo do Estado, através da SEARH, ADUERN e SINTAUERN, em reunião realizada na quinta-feira, 28 de junho de 2012.
Após o anúncio, a governadora Rosalba Ciarlini disse que foram dois meses difíceis e que a greve é passado. “Foi difícil, pois estava quase chegando às vias de radicalismo, mas tudo terminou bem e vamos trabalhar agora para recuperar o tempo que os estudantes ficaram sem atividades”, comentou.
Sobre a proposta apresentada à categoria, a governadora Rosalba Ciarlini informou que foi feito todo um planejamento para que os servidores e técnicos da UERN tenham seus salários corrigidos até 2014. “Isso é um compromisso que firmamos e espero não discutir essa questão até 2014. O investimento que é feito na UERN representa muito às finanças do Estado”, disse.
Agora, segundo a governadora, a Universidade deve agilizar a proposta que ela solicitou no ano passado, a qual versa sobre a autonomia financeira da Instituição de Ensino Superior (IES). “Espero que a UERN nos envie a proposta que solicitamos no ano passado, pois com a autonomia financeira, a Universidade não precisa buscar o Estado para resolver essas questões, pois vai gerir seus próprios recursos”, disse a governadora Rosalba Ciarlini, acrescentando: “é importante remunerar bem o servidor, mas temos que seguir a lei e dar suporte às ações que precisam ser realizadas. Fico feliz que a greve tenha acabado e a Universidade, com bom senso, vai elaborar um calendário para recuperar o tempo perdido.”
A greve dos professores e servidores da UERN iniciou-se no dia 03 de maio deste ano. Em dois meses de paralisação, o calendário letivo já está prejudicado. Segundo o reitor da UERN, Milton Marques, se as aulas forem retomadas já na próxima segunda-feira (2), será possível se elaborar um novo cronograma. “As aulas, iniciando no começo de julho, a conclusão do primeiro semestre de 2012 será em dezembro e o segundo semestre se iniciará no início de 2013”, explicou. O reitor disse ainda que espera recuperar o calendário pedagógico em pelo menos quatro anos.
Com relação ao Vestibular 2013, que estava previsto para ser realizado em novembro próximo, Milton Marques informou que, por causa da greve, o concurso será realizado no início de 2013.

Fonte: Diário de Natal.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO RN: Depois de 22 anos Nova Cruz não tem festa de São Padro, ficou só na saudade.


Palco central da avenida do Forró em 2008

Parece mentira mais não é, é a pura realidade, a cidade de Nova Cruz não teve a festa de São Pedro, depois de vinte e dois anos a Rainha do Agreste amanheceu o dia como se tivessem os seus moradores saídos todos de uma só vez. O motivo da não realização da tradicional festa de São Pedro, que neste período em outros anos movimentava a cidade com pessoa que vinham de outras regiões, para curtirem essa grande festa denominada a maior festa da Região, que o atual gestor o prefeito Flávio Acaba tudo, tevê o prazer de acabar a festa tirando dos comerciantes um bom lucro neste período junino, tanto nas lojas de roupas com também em outros seguimentos do comercio novacruzense.
Local onde as quadrilhas se apresentavam para o povo, todos nas arquibancadas
Uma cidade que, não fazem planejamento em seus eventos, numa administração desorganizada em que nada é discutido antes de se fazer alguma coisa não vai pra frente, estar ai a prova nada funciona em nossa cidade da Saúde a Educação do Lazer a outras coisa mais que dependa da atual administração desse prefeito que não sabe o significado da palavra administrar.
Incompetência total do prefeito Flávio Acaba tudo.
Vá entender essa administração!!!

Fonte: Xua do Agreste.com.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO BRASIL: Expectativa de vida no país sobe 25,4 anos de 1960 a 2010, diz IBGE.


Nascidos há meio século tinham esperança de vida de 48 anos.
Número médio de filhos por mulher caiu de 6,3, em 1960, para 1,9, em 2010.
A expectativa de vida do brasileiro nascido em 2010 alcançou 73,4 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (29). Ao ser comparada com os dados de 1960, quando a perspectiva era de que o cidadão vivesse 48 anos, a esperança de vida do brasileiro tem um aumento de 25,4 anos.
Os dados do IBGE também mostraram que o número médio de filhos por mulher caiu de 6,3, em 1960, para 1,9, em 2010. Segundo o levantamento do instituto, isso indica que a população brasileira está mais envelhecida. A parcela de idosos (65 anos ou mais) passou de 2,7% (1960) para 7,4% (2010).
O Censo 2010 identificou que a participação da população com idade entre 0 e 14 anos caiu de 42,7% (1960) para 24,1% (2010). A diminuição da mortalidade permitiu o aumento da participação da população em idade ativa (15 anos a 64 anos), que em 1960 era de 54,6% e passou para 68,5% em 2010.
O instituto registrou ainda que aumentou a proporção de mulheres sobre os homens. Em 1960, existiam 99,8 homens para cada 100 mulheres. Em 2010, eram 96 homens para cada 100 mulheres.
Declaração de raça
Segundo o IBGE, 90,6 milhões de brasileiros se declararam como brancos em 2010, o equivalente a 47,7% da população. No mesmo ano, 82,8 milhões de pessoas se classificaram como pardos (43,1%) e outros 14,3 milhões, como pretos. (Os termos branco, preto e pardo são utilizados no relatório oficial do IBGE.)
O levantamento também apontou que 817 mil pessoas se declararam indígenas (0,4%). Desse universo, 60,8% estavam concentrados nas áreas rurais. Do total da população brasileira, apenas 15,6% vivem na zona rural.
Santa Catarina tem a maior proporção de brancos (84%), seguido do Rio Grande do Sul (83,2%) e Paraná (70,3%). Em contrapartida, apenas 20,9% da população de Roraima se declarou branca.
A maior proporção de pardos foi registrada no Norte e no Nordeste. Na Bahia, são 17,1%, cerca de 24 milhões de pessoas que se classificaram como pardos. No Rio de Janeiro, 12,4% se declaram pretos, cerca de 2 milhões de pessoas.

Fonte: G1.globo.com.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO RN: CULTURA/HISTÓRIA - 29 de junho - Dia de São Pedro.


O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho. 
Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador. 

Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes. 
Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro. 
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja". 
Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica. 
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro. 
Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas. 
São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.

Fonte: Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO RN: Polícia apreende drogas e dinheiro em Montanhas/RN.


Policiais do serviço reservado do 8° BPM-RN sediado em Nova Cruz-RN sob o comando do Major Tavares, juntamente com policiais do serviço reservado da segunda Cia./PM do 7° BPM-PB em companhia do promotor de justiça da cidade de Jacaraú PB, Dr.Marinho Mendes, fizeram uma apreensão de drogas na cidade de Montanhas- RN, nesta quarta-feira (27).
A ação da polícia teve início após o viciado Jeferson Gomes da Silva, com 20 anos de idade, residente na cidade de Jacaraú, penhorou uma motocicleta Honda 125, cor prata, por quatro pedras de crak. A polícia monitorou os acusados que sem perceber, levaram os policiais à Rua Roberto Trindade Neri, n°26 no Bairro cidade nova, em  Montanhas- RN onde foi encontrado em poder de Leandro Joaquim de Morais, 22 anos e Ronaldo Lourenço da Silva, 20 anos, 24 pedras de crak, dinheiro fracionado, uma munição de calibre 38,  uma calibre ponto 50 que tem o poder de derrubar aeronaves, e recuperado a motocicleta.
Os acusados foram conduzidos para a delegacia para os procedimentos legais.
LEANDRO
ROBERTO

Fonte: Nova Cruz Oficial.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br


quinta-feira, 28 de junho de 2012

NOTÍCIAS DO RN: UFRN - Vestibular em EAD...


A COMPERVE acaba de divulgar as notas das provas de redeção dos candidatos do vestibular em EAD. 

Para verificar o desempenho o candidato precisa digitar o número do CPF. 

Para ter acesso ao portal e verificar sua nota CLICK AQUI.





Fonte: Blog do Professor João Maria.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO RN: Caern convoca operadores de sistema aprovados para Cadastro Reserva.


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio grande do Norte (Caern) está convocando a parcela, ainda não admitida, dos aprovados na seleção para operadores de sistema, realizada em 2008, totalizando 411 empregados. Os classificados restantes devem comparecer à Gerência de Desenvolvimento Humano na Administração Central da Caern, avenida  Senador Salgado Filho, 1555, Tirol, Natal, nos horários de 7h30 às 11h30 ou 13h30 às 17h30, de segunda a sexta feira, para tratar da admissão. E podem obter informações pelo telefone (84) 3232-4170. O não comparecimento do aprovado, no prazo de 30 dias, com toda documentação, à Gerência de Desenvolvimento Humano, implica em ser considerado desistente, conforme item 14 do edital do concurso. 
Nessa seleção, para o cadastro reserva, em 2008, foram aprovados 636 candidatos, dos quais 411 para o cargo de operador de sistema e 225 para outras especialidades. Já foram chamados 390 para operador de sistema e 153 candidatos para outros cargos, totalizando 543 convocados.
PRORROGADO 
 A Caern prorrogou até o dia 1º de julho de 2014, o prazo de validade do Concurso 2010, para o preenchimento de cargos no cadastro reserva da Companhia, realizado em julho daquele ano. Foram aprovados 432 candidatos para 19 cargos, em vários níveis, fundamental, médio e superior, dos quais foram chamados 171 selecionados. À medida das necessidades, a Caern vai convocando os aprovados por ordem de classificação.

Fonte: Nova Cruz Oficial.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO RN: TRF do RN, PE, CE, PB, AL e SE lançará concurso.


O edital de concurso público do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe) será publicado no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (29). As informações são do site do TRF-5ª Região. A sede do tribunal é no Recife.
Os cargos que exigem nível superior são de analista judiciário – área judiciária; analista judiciário – área judiciária – especialidade – execução de mandados e para analista judiciário – área administrativa. Para o nível médio, os cargos são de técnico judiciário – área administrativa e técnico judiciário – área administrativa – especialidade segurança e transporte.
A remuneração inicial para os cargos de analista é de R$ 6.551,52 e para técnicos é de R$ 3.993,09.
As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no período das 10h do dia 4 de julho às 14h do dia 20 de julho pelo site www.concursosfcc.com.br. A aplicação das provas está prevista para 23 de setembro.

Fonte: Nova Cruz Oficial.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO BRASIL: Reitor do Instituto Federal do Pará é preso acusado de desvio de verbas.


O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) foi preso nesta quinta-feira (28) pela Polícia Federal (PF) sob acusação de desviar R$ 5,4 milhões destinados à instituição. Junto com Edson Ary Fontes, foram presos, preventivamente, mais três acusados de envolvimento na fraude. A denúncia e o pedido de prisão foram feitos pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA). Os quatro tiveram os bens bloqueados. A polícia também apreendeu documentos nos escritórios e residências dos acusados.
A investigação do MPF deu origem a uma auditoria extraordinária da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou diversas fraudes em licitações, desvios de recursos e repasses irregulares de verbas da União. De acordo com o Ministério Público, “durante a auditoria testemunhos e provas surgiram comprovando que havia uma quadrilha formada no IFPA para desviar recursos públicos", diz a nota divulgada pelo órgão.

Segundo o MPF, o reitor Edson Ary era o chefe do esquema e responsável por repassar recursos à entidade de apoio Funcefet, por meio de onde eram desviados recursos para ele próprio e os outros envolvidos nas fraudes. Além disso, ele teria distribuído bolsas de estudo a seus parentes de forma irregular e comprado passagens áreas com recursos da instituição para membros de sua família. No total, a denúncia envolve 12 funcionários do instituto.
De acordo com depoimento da ex-mulher do diretor da Funcefet, Alex Daniel de Oliveira, o grupo teria comprado diversos bens como carros e até apartamentos em outras cidades com recursos da instituição. O dinheiro teria sido utilizado inclusive para financiar uma escola de samba paraense. O MPF disse que existem comprovantes de depósito bancário que atestam a transferência de recursos do IFPA para a escola de samba. Os acusados podem ser condenados pelos crimes de peculato, formação de quadrilha e dispensa indevida de licitação.
A reportagem da Agência Brasil procurou a direção do IFPA para prestar esclarecimento sobre as acusações, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem. O Ministério da Educação (MEC) também informou que por enquanto não vai se pronunciar.

Fonte: Diário de Natal.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br


quarta-feira, 27 de junho de 2012

NOTÍCIAS DO RN: Atleta novacruzense participará de competição em Porto Alegre/RS.


A Associação Brasileira de Atletismo Master promove neste próximo final de semana (30/06 e 01/07), no Centro Estadual de Treinamento Esportivo – CETE, em Porto Alegre/RS, o Campeonato Brasileiro de Atletismo Master. 
A competição reunirá 254 (duzentos e cinqüenta e quatro) atletas, na faixa etária de 30 a 80 anos. Entre eles estará o atleta José Aldo da Silva (foto), de Nova Cruz/RN, que competirá na categoria M30, para atletas de 30 a 34 anos. "Essa é uma das categorias mais fortes do campeonato, pois os atletas competem em autonível", disse José Aldo.
Ele vai competir nas provas de velocidades 100, 200 e 400 metros. No próximo sábado, dia 30, competirá nos 100 e 200 m, e no domingo, dia primeiro, nos 400m. O atleta viaja nesta quinta-feira, com saida às 2h da manhã, do aerorporto Augusto Severo, em Parnamirim. José Aldo conta com o apoio da prefeitura de Nova Cruz para participar desta competição.
A competição servirá de seletiva para o Campeonato Sulamericano Master que será realizado no período de 10 a 17 de novembro em Arequipa/Peru.

Fonte: Pascom Nova Cruz.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br


MUNDO DOS FAMOSOS: Polêmica - Record teria proibido Chris Flores de apresentar o “Hoje em Dia”.


O sumiço de Chris Flores da edição desta terça-feira (26) do “Hoje em Dia” gerou muitos comentários. Inicialmente, Celso Zucatelli disse que Chris estava gravando uma externa e que logo estaria no programa. Como a morena não dava as caras, um médico entrou no ar para informar que Flores estava indisposta por conta de uma queda de pressão.
No estúdio, além de Zucatelli e Edu Guedes, estavam Ana Hickmann e Britto Jr., que participavam do programa com convidados especiais – a dupla foi convocada para amenizar o impacto da estreia do “Encontro com Fátima Bernardes”.
De acordo com Janaína Nunes, do Yahoo!, Chris teve uma crise de choro quando soube que,  por ordem da Record, não participaria do “Hoje em Dia”. Ainda segundo Janaína, a situação piorou quando a apresentadora, que estava no camarim acompanhando o programa, ouviu Zucatelli justificando sua ausência. Neste momento, Flores começou a passar mal, sua pressão arterial caiu e uma equipe teve que socorrê-la. A apresentadora saiu de cadeira de rodas do camarim.
A presença de Ana e Britto no “Hoje em Dia” é vista nos bastidores como uma volta às origens. A Record estaria interessada em retomar o trio original do programa. A possibilidade vem gerando mal estar nos bastidores.

Fonte: Nova Cruz Oficial.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO RN: Emparn prevê mais chuva durante a semana no RN.


Segundo Alexandre Santos, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), os maiores índices pluviométricos em todo o estado, no último fim de semana, ficaram concentrados nas regiões Leste e Agreste potiguar. A previsão para os próximos dias é de tempo parcialmente nublado, com chuvas ocasionais na parte leste e agreste do RN. Segundo Alexandre, o fenômeno consiste em um aquecimento diferenciado que ocorre entre o oceano e o continente, sob efeito das brisas marítimas, que são comuns nesse período. As brisas podem avançar até 100km da costa, chegando até a região Agreste.
Confira as cidades que tiveram os maiores volumes do estado:

Região Leste
 Vila Flor – 55,3 mm Parnamirim – 44,9 mm Natal – 43,6 mm Extremoz – 37 mm Baia Formosa – 35,7 mm Canguaretama – 32,6 mm Arez – 30,5 mm

Região Agreste Monte Alegre – 25 mm Santo Antonio – 17,1 mm Santa Maria – 15 mm Lagoa de Pedras – 13,6 mm Serrinha – 12,7 mm

Fonte: Nova Cruz Oficial.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

NOTÍCIAS DO BRASIL: Governo anuncia programa de compras de R$ 8,4 bilhões.


Objetivo, novamente, é tentar estimular o crescimento da economia.
Mercado financeiro já acredita que expansão será de 2,18% neste ano.
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (27) um novo pacote para tentar estimular a economia do país, o PAC Equipamentos. O plano prevê que o governo fará compras no valor de R$ 8,4 bilhões, dando preferência para empresas nacionais. 
"A crise europeia continua piorando e está deprimindo o crescimento da economia mundial. Em vista desse cenário, o governo brasileiro está tomando medidas de estímulo a economia para podermos ampliar investimentos, para estimular a demanda, para aumentar a confiança e para acelerar o nosso crescimento", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Dos R$ 8,4 bilhões anunciados no pacote, no entanto, cerca de R$ 1,8 bilhão já estava previsto no Orçamento da União. Com isso, o gasto adicional será de R$ 6,6 bilhões, segundo documento do Ministério da Fazenda.
Entre outros itens, o governo pretende comprar blindados, ambulâncias, caminhões, "patrulhas agrícolas" (tratores e implementos), retroescavadeiras, ônibus, carteiras escolares, equipamentos de saúde, como tomógrafo, equipamentos de hemodiálise, mobiliário e ônibus escolares. Também foi firmado um compromisso para a construção de quadras esportivas.
Saúde e Educação
Segundo o Ministério da Saúde, a margem de preferência para aquisição de mais de 80 itens de empresas nacionais, dentro do programa de compras governamentais anunciado nesta quarta, foi fixada entre 8% e 25%. Na prática, isso quer dizer que o produto brasileiro poderá ser até 25% mais caro do que o importado e, mesmo assim, será adquirido nas compras públicas.
Também foi anunciada uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de equipamentos de saúde pelos estados e municípios brasileiros.
Na área de Educação, o governo anunciou a meta de construir, ao menos, 6.116 novas quadras escolares cobertas, além de 4 mil coberturas para quadras já existentes. Os programas Caminho da Escola e Educação no Campo (Pronacampo) beneficiarão inicialmente, com a aquisição de ônibus e renovação da frota escolar, 1.663 municípios (com índice de pobreza rural acima de 25% pertencentes aos territórios da cidadania, população rural acima de 50% e com maior população rural absoluta). 
Máquinas
Um dos principais pontos do anúncio é a aquisição de 3.591 máquinas retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras para construção de estradas vicinais, usadas no escoamento da produção agrícola.
Poderão receber os equipamentos municípios com até 50 mil habitantes, segundo já havia informado a presidente em maio, durante a 15ª Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. As inscrições dos municípios interessados em receber os equipamentos deverão ser abertas no próximo mês.
No encontro dos prefeitos, em 15 de maio, Dilma disse em discurso que a aquisição dos equipamentos é "decisiva". "Nós temos 1.330 municípios que vão ser selecionados para receber motoniveladoras. Nós pretendemos estender esse processo a todos os pequenos municípios, que são aqueles com menos recursos para comprar retroescavadeira e motoniveladora", declarou na ocasião.
PIB e medidas de estímulo
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de crescimento, do primeiro trimestre deste ano, foi de apenas 0,2%. Para todo este ano, a previsão do Ministério da Fazenda é de 4% de expansão. Entretanto, em suas declarações, o ministro Guido Mantega tem se comprometido apenas com um crescimento superior ao do ano passado (+2,7%). O mercado financeiro já acredita que o crescimento será de 2,18% neste ano.

Para tentar combater os efeitos da crise financeira internacional, o governo tem anunciado uma série de medidas para impulsionar o consumo. Já foi anunciada a redução do IPI para linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar) e automóveis, além do corte do IOF sobre os empréstimos para as pessoas físicas e da liberação de depósitos compulsórios para os bancos. O governo também abriu uma linha de crédito de R$ 20 bilhões para os estados fazerem investimentos.

Fonte: g1.globo.com.

Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br



GIRO PELO MUNDO: Explosão atinge sede da Microsoft em Atenas.


A sede da Microsoft em Atenas foi invadida na madrugada desta quarta-feira (27) e uma caminhonete com botijões de gás explodiu no local, provocando grandes danos.
A polícia antiterrorista assumiu a investigação, pois as autoridades não descartam a hipótese de um atentado extremista.
Às 3h45 locais (21h45 de Brasília de terça-feira), dois ou três homens encapuzados a bordo de uma caminhonete roubada forçaram a entrada no prédio da Microsoft, imobilizaram dois seguranças e colocaram fogo na caminhonete, repleta de botijões de gás, informou a polícia.
O incêndio provocou danos na entrada e no térreo do edifício, que fica na zona norte de Atenas. Os autores do ato fugiram e são procurados pela polícia.
Este tipo de atentado, sem vítimas na maioria dos casos, contra objetivos diplomáticos, serviços públicos, sucursais e agências de bancos, são frequentes na Grécia. A polícia os atribuiu à corrente extremista ou anarquista local.
Em abril, um grupo até então desconhecido, "Ação revolucionária", reivindicou a explosão de um artefato incendiário diante de um anexo do ministério grego da Administração.

Fonte: g1.globo.com.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br